top of page
DSC00769_edited.jpg

Mario Schuster nasceu em 1955, em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Passou a infância em contato com a natureza e observando o comportamento dos animais. Ainda pré-adolescente, Mário começou a frequentar as aulas de desenho e pintura do artista Nesmaro (Nestor Marques Rodrigues, 1917-1981). Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (1974-1978), mesma universidade onde ingressou no Bacharelado em Artes Visuais, graduando-se em Pintura (2004-2007).


Atualmente, Mario trabalha em seu estudio Laguna Atelier & Espaço de Arte, localizado na praia do Laranjal, em Pelotas, onde promove exposições, debates sobre arte, e residências artísticas.


Consciente do mundo ao seu redor, busca referência para seu trabalho tanto em situações cotidianas, na natureza, quanto com imagens de músicas e videoclipes. Mesmo situações imaginárias revelam alguns sentimentos humanos nesses tempos líquidos, como a solidão urbana, a violência urbana, a desigualdade social e o racismo.

TESTIMONIALS

"0s desenhos e pinturas de Mário Schuster trazem o olhar de um artista/cientista, atento observador dos fenômenos do mundo contemporâneo.
Nas pinturas, suas pinceladas rápidas expressam um universo pessoal cheio de inquietudes.
São registros de um mundo em crise, feito de instabilidades, de riscos e de perspectivas difusas. São autorretratos de todos nós, que coabitamos 
esse tempo, em que todas as certezas se evaporam e as esperanças se manifestam sempre nos pequenos atos."

- Neiva Bohns (Pelotas, 1961)

Historiadora e crítica de Artes Visuais. Professora do Centro de Artes da UFPel, ministra disciplinas de História da Arte, Teoria e Crítica das Artes e Arte Contemporânea.

bottom of page